Em defesa de um ensino de filosofia e de uma prática filosófica como interpretação e transformação da realidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76901Keywords:
Atividade filosófica, Ensino de Filosofia, Interpretação, Transformação.Abstract
This paper deals with the defense of a teaching of philosophy and a philosophical activity that are constituted together and as an instrument for the interpretation and transformation of concrete reality. We will establish a direct relationship with the notion of philosophy of praxis in Marx and his famous Thesis 11, as well as with the Historical Critical Pedagogy intending the proposal of a philosophical activity as an instrument of interpretation and transformation of the bourgeois social order.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Philósophos a journal of philosophy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).