Eficácia de campo e seletividade de feromônios sintéticos para monitoramento de Elasmopalpus lignosellus e lepidópteros não-alvos na soja
Resumo
A broca-do-colo (Elasmopalpus lignosellus) é uma praga de solo que causa danos severos em várias culturas, sendo necessárias ferramentas de detecção precoce. Objetivou-se avaliar a eficácia e a seletividade de blends de feromônio sexual sintético no monitoramento de populações de Elasmopalpus lignosellus em soja, bem como a sua atratividade para espécies de lepidópteros não-alvos. Compararam-se os desempenhos de formulações sintéticas com o de fêmeas virgens vivas em campo, ao longo de duas safras. A mistura ternária (Z9-14:Ac, Z11-16:Ac e Z9-16:OAc) e a quaternária (Z9-14:Ac, Z11-16:Ac, Z11-16:OH e Z9-16:OAc) demonstraram forte potencial como ferramentas de monitoramento de campo.
PALAVRAS-CHAVE: Feromônio sexual sintético, agricultura sustentável, praga de solo, manejo integrado de pragas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.