Sobre a Revista
Histórico
Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT), e-ISSN 1983-4063, é um periódico científico publicado em fluxo contínuo, em volume único anual e sem numeração, pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, Goiás, Brasil. Surgiu da necessidade de se registrar e difundir resultados de pesquisas pioneiras desenvolvidas na região central do país, sobretudo na área de Ciências Agrárias. Assim, desde 1971, quando ainda intitulava-se Anais da Escola de Agronomia e Veterinária, vem cumprindo papel relevante na divulgação de inovações científicas que marcam a evolução das atividades agropecuárias nessa região. Por isso, a missão da revista PAT é “divulgar o desenvolvimento da pesquisa agronômica”, destinando-se à publicação de manuscritos diretamente vinculados ao contexto da agricultura.
Acesso Aberto
Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.
Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
Conformidade com a Ciência Aberta
Este periódico segue o modelo Gold Open Access.
Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta
Ética na Publicação
Antes de submeter o manuscrito, os autores devem garantir que seguiram todas as diretrizes éticas relativas à integridade científica. Devem também divulgar quaisquer fontes de financiamento, como agências de pesquisa. Se aplicável, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos e aprovados pelo comitê de ética da instituição. O autor é o único responsável por cumprir as boas práticas éticas em pesquisa.
A revista PAT apoia e segue os princípios e padrões recomendados pelo Guide of Good Practices for Strengthening Ethics in Scientific Publication, Committee on Publication Ethics (COPE) e Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Foco e Escopo
O periódico é destinado à publicação de manuscritos diretamente vinculados ao contexto da agricultura (exceto para edições especiais, quando o escopo normal do periódico pode ser flexibilizado):
- Agronomia
- Fitotecnia (cultivo de plantas)
- Solos e nutrição de plantas
- Fitossanidade (controle de pragas e doenças)
- Melhoramento vegetal
- Irrigação e drenagem
- Tecnologia agrícola
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa LOCKSS.
Fontes de Indexação
- AGRIS - International Information System for the Agricultural Science and Technology (FAO)
- AGROBASE - Base de Dados da Agricultura Brasileira (MAPA, Brasil)
- Biological Abstracts (Web of Science)
- BIOSIS Previews (Web of Science)
- CAB Abstracts
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
- Emerging Sources Citation Index (Web of Science)
- FSTA - Food Science and Technology Abstracts
- Google Scholar
- Latindex
- Portal Periódicos (Capes, MEC)
- Redalyc
- SciELO
- Scopus
- Org
Ficha Bibliográfica
- Título do periódico: Pesquisa Agropecuária Tropical
- Título abreviado: Agropecu. Trop.
- Publicação de: Universidade Federal de Goiás, Escola de Agronomia
- Periodicidade: Anual
- Modalidade de publicação: Publicação Contínua (PC)
- Ano de criação do periódico: 1971
Websites e Mídias Sociais
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
É aceitável a submissão de preprints dos seguintes servidores: SciELO Preprints, arXiv, bioRxiv e medRxiv. A aceitação de preprints de outros servidores será analisada pelos editores do periódico.
Processo de Avaliação por Pares
No processo de submissão, inicialmente, o sistema emite um e-mail a todos os autores, acusando a submissão do manuscrito, com o respectivo número de cadastro. O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito ocorrer em concordância com as normas estabelecidas. Caso contrário, será devolvido para adequação.
Os originais que estiverem em conformidade com as normas prescritas nas Instruções aos Autores serão submetidos a software de detecção de similaridades e apreciados pelo Conselho Editorial, o qual decidirá pelo prosseguimento ou não da análise editorial, considerando-se o seguinte: i) adequação específica ao escopo do periódico; ii) novidade e clareza em título, objetivos e conclusões (avaliação de potencial impacto ou interesse que o estudo possa despertar na comunidade científica); iii) robustez metodológica (avalição da adequação do delineamento da pesquisa e da análise dos dados); iv) evidência de resultados dando suporte às conclusões; e v) qualidade da composição textual. Trabalhos fora do perfil editorial do periódico serão devolvidos aos autores antes mesmo da análise técnico-científica. Aqueles devolvidos por razões ligadas à estrutura de composição textual podem ser ressubmetidos.
Os trabalhos aprovados pelo Conselho Editorial terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois ou três especialistas no assunto, aqui denominados Consultores ad hoc, que, em princípio, trabalharão sem conhecer os nomes dos autores e vice-versa. Estes Consultores são escolhidos pelo corpo de editores ou pelo Conselho Editorial, entre pesquisadores de reconhecida competência na área específica de cada trabalho e, preferencialmente, vinculados a instituições distintas daquelas onde originou-se o trabalho em análise.
Cada Consultor ad hoc manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: i) Recomendado; ii) Recomendado com correções obrigatórias; ou iii) Não recomendado. O Consultor tem inteira liberdade para, em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, propor alterações, corrigir, suprimir ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologia, solicitar explicações mais detalhadas, etc. O Conselho Editorial da revista PAT sempre estimula os seus Revisores a emitir pareceres críticos e construtivos acerca do trabalho em análise. Ainda, recomenda-lhes que se manifestem de maneira respeitosa em suas críticas e sugestões, e, em respeito ao caráter de ineditismo das descobertas científicas e aos autores, que retornem seus pareceres em três semanas, ou no prazo combinado com os Editores.
A fim de preservar a credibilidade e, ao mesmo tempo, evitar algum constrangimento, o Conselho Editorial solicita aos Consultores que, antes de iniciarem a análise de um manuscrito, considerem a possibilidade de que este leve a um conflito de interesse. Algumas situações que podem caracterizar este tipo de conflito são: colaboração regular com os possíveis autores em atividades de pesquisa (ex.: publicações), relação orientador/orientado, interesse comercial na publicação, relação familiar, participação no estudo ou qualquer relação que possa representar algum impedimento para um parecer isento. Nestes casos, solicita-se ao Consultor a imediata devolução do manuscrito, comunicando sobre a impossibilidade de analisá-lo.
A decisão sobre a aceitação ou rejeição do trabalho para publicação baseia-se, fundamentalmente, na recomendação dos Consultores ad hoc. Cópias de todos os pareceres, na íntegra, omitindo-se a identificação dos Consultores, serão encaminhadas ao autor correspondente. Em caso de apenas dois pareceres, se houver empate (um parecer favorável à publicação e outro desfavorável), requer-se o parecer de um terceiro Consultor. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o trabalho será arquivado.
Sob predominância de pareceres favoráveis, a decisão é pela aceitação de publicação do trabalho. Tal aceitação, contudo, fica condicionada ao atendimento ou justificativa fundamentada às recomendações de natureza técnica ou editorial apresentadas. Caso não concordem com algumas delas, os autores devem, então, preparar justificativa escrita, tecnicamente fundamentada, a ser encaminhada ao Editor-Chefe, juntamente com a versão reformulada. Tal encaminhamento deve ser feito no prazo estabelecido pelos editores; caso contrário, o trabalho será arquivado. Havendo justificativas, estas serão analisadas pelos editores, que podem encaminhá-las para análise aos respectivos Consultores.
Após a análise da versão reformulada, se as sugestões editoriais e de conteúdo forem devidamente incorporadas ou justificadas, o trabalho é definitivamente aceito para publicação, passando-se à etapa de composição gráfica ou diagramação. Caso contrário, será devolvido aos autores para nova reformulação, podendo ser arquivado, se não forem atendidas ou apropriadamente justificadas, integralmente, as modificações propostas, no prazo estipulado. Reitera-se que o Conselho Editorial assegura aos autores o direito de discordar das sugestões. Todavia, justificativas sem uma sólida argumentação técnico-científica não serão acatadas.
Durante a fase de editoração da revista, para agilizar o processo de publicação, o editor reserva-se o direito de fazer pequenas modificações ou ajustes finais no texto dos autores. Antes, porém, de disponibilizar o manuscrito on-line, uma prova gráfica do trabalho é enviada aos autores, para correção de problemas tipográficos e análise destes ajustes. Nesta fase, correções maiores não podem mais ser incorporadas. Assim, recomenda-se aos autores uma cuidadosa leitura de todo o trabalho, destacando os erros identificados e as correções a serem feitas.
A versão final do artigo aprovado será publicada com o nome do editor ou editores responsáveis pelo processo de avaliação do manuscrito, bem como de uma declaração de disponibilidade de dados.
Dados Abertos
Os autores são incentivados a depositar e compartilhar seus conjuntos de dados, códigos, métodos e materiais utilizados na concepção e realização de suas pesquisas. Confira a sugestão de Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa.
Cobrança de Taxas
A submissão e publicação de trabalhos é gratuita.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
A revista PAT enfatiza que a responsabilidade pela ética e integridade das pesquisas, bem como por suas consequências, é inteiramente dos autores. Caso surjam indícios de má conduta durante a avaliação dos artigos, a equipe editorial conduzirá uma investigação seguindo os procedimentos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE).
Após a apuração dos fatos, os autores serão informados e poderão ser convidados a fornecer esclarecimentos. Se o artigo já tiver sido publicado, a confirmação de conduta inadequada poderá levar à aplicação de medidas editoriais proporcionais à gravidade do ocorrido.
A comprovação de práticas antiéticas pode exigir a emissão de uma retratação, seja ela parcial ou completa, resultando na anulação do artigo. Todas essas situações serão tratadas conforme as orientações dos fluxogramas do COPE. A decisão final, após a conclusão do processo, é de responsabilidade do Editor-Chefe, juntamente com os Editores Associados.
Recomendamos, ainda, a leitura do seguinte material: Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica
Política sobre Conflito de Interesses
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, os autores devem informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações, ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade
Logo após a conclusão do processo de submissão, antes mesmo da avaliação de mérito, todos os artigos passam por verificação de similaridade, utilizando-se o programa CopySpider.
Não há porcentagem mínima de similaridade, já que a análise é feita caso a caso. Entretanto, caso seja constatada situação de plágio, o manuscrito será arquivado e os autores devidamente comunicados.
Adoção de Softwares e Uso de Recursos de Inteligência Artificial
A revista PAT não aceita Chatbots como autores de artigos científicos. Caso sejam utilizados sistemas de Inteligência Artificial, isso deve ser documentado e incluído na metodologia ou nos agradecimentos, ou outra forma similar de citação. Para mais informações, veja o Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial.
O periódico ainda não faz uso de ferramentas de inteligência artificial.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da revista PAT incentiva aos autores que publicam na revista que sempre observem as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o periódico observa, sempre que possível, a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Caso animais ou seres humanos tenham sido sujeitos da pesquisa, ou haja qualquer outra situação que envolva questões éticas, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Direitos Autorais
A todos os artigos publicados é aplicada a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja devidamente citado. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Site:
Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Responsabilidade do Autor:
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
A revista PAT encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
Patrocinadores e Agências de Fomento
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG (Proapupec)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)