DESEMPENHO OPERACIONAL DE UMA SEMEADORA ADUBADORA À TRAÇÃO ANIMAL, COM DIFERENTES SISTEMAS DE SULCADORES, REGULAGENS DE DISCO DE CORTE E COBERTURAS MORTAS, NO PLANTIO DIRETO DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.)
Palavras-chave:
Plantio direto, tração animal, semeadoraResumo
Em um experimento realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), no ano de 1998, fez-se a avaliação do desempenho operacional de uma semeadora-adubadora a tração animal, no plantio direto do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). O experimento foi conduzido em um latossolo vermelho-escuro distrófico, textura média. Utilizaram-se dois tipos de cobertura morta, três sistemas de sulcador e duas regulagens para o disco de corte. O sistema de sulcador do tipo disco duplo defasado mobilizou menor volume de solo, exigiu menos potência no tracionamento e menor consumo de energia que os sistemas providos de sulcador do tipo facão.
PALAVRAS-CHAVE: Plantio direto; tração animal; semeadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.