ENUMERAÇÃO DE MICROORGANISMOS AERÓBIOS MESÓFILOS VIÁVEIS EM ENVOLTÓRIOS NATURAIS SALGADOS DE BOVINOS EMPREGADOS EM EMBUTIDOS
Resumo
Foram examinadas bacteriologicamente 35 amostras de envoltório natural salgado de bovino (intestino delgado, intestino grosso, ceco e bexiga), colhidas em frigoríficos com Inspeção Federal, localizados no município de Goiânia -GO. Avaliou-se, através do grau de contaminação, até que ponto o processamento industrial e o método empregado no preparo das tripas naturais são eficientes na eliminação da microbiota bacteriana presente, encontrando-se enumerações de bactérias aeróbias mesófilas, em todas as amostras examinadas, variações entre 3,0 x 10³ UFC/g e 1,4 x 10^6 UFC/g de tripa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.