RELAÇÕES DA PRODUÇÃO DE MASSA VERDE DE Brachiaria brizantha COM OS ÍNDICES DE DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM SOLOS SOB O SISTEMA BARREIRÃO DE MANEJO
Palavras-chave:
Cerrado, macronutriente, micronutriente, pastagens tropicaisResumo
Avaliaram-se as relações da produção de massa verde com a disponibilidade dos nutrientes em um latossolo vermelhoescuro, distrófico, fase Cerrado, textura média, em áreas de pastagem provenientes da abertura do cerrado original. Formou-se o pasto, aplicando-se 1,5 t ha-1 de calcário calcítico e semeadura direta com Brachiaria decumbens. Após dez anos de uso, renovou-se a pastagem através do Sistema Barreirão, corrigindo-a com 2,0 t ha-1 de calcário dolomítico. Em uma única operação, semearam-se o arroz e a Brachiaria brizantha mais a adubação nas profundidades de 3 a 5 cm e de 8 a 10 cm, respectivamente. Monitoraram-se áreas com um a seis anos de implantação do sistema, tendo como referências uma área de mata nativa e outra de dezessete anos de pastejo tradicional. Os dados obtidos levam a concluir: i) a relação entre produção de massa verde e teores de matéria orgânica no solo fornece um nível crítico de 19,5 g MO kg-1 de solo, que não pode ser interpretado como indicador confiável de nitrogênio disponível por causa do caráter dinâmico da matéria orgânica no solo; ii) as relações entre produção de massa verde e teores de nutrientes nos solos permitem estabelecer níveis críticos para: cálcio + magnésio trocáveis ? 4,5 cmolc dm-3 de solo, potássio trocável ? 123 mg dm-3, zinco disponível ? 1,7 mg Zn dm-3 e cobre disponível ? 2,2 mg Cu dm-3; iii) não foi possível determinar o nível crítico de fósforo disponível pelo extrator Mehlich-1, porque a dose de fosfato aplicada foi insuficiente para sustentar a produtividade do sistema ao longo dos anos.
PALAVRAS-CHAVE: Cerrado; macronutriente; micronutriente; pastagens tropicais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.