Qualidade físico-química e sensorial de genótipos de banana

Autores

  • Ronielli Cardoso Reis Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Eliseth de Souza Viana Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Jaciene Lopes de Jesus Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Tâmara Maria de Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Naiara Almeida de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Palavras-chave:

Musa spp., qualidade de fruto, melhoramento genético de bananeira.

Resumo

Apesar da diversidade de variedades de banana existentes no Brasil, poucas cultivares apresentam características agronômicas e qualidade de fruto para exploração comercial. Objetivou-se avaliar as características físico-químicas e aceitação sensorial de genótipos de banana, visando à identificação daqueles com potencial para o mercado consumidor. Foram avaliados seis genótipos melhorados de banana (BRS Maravilha, PC 0101, FHIA 18, TM 2803, YB 4203 e BRS Caipira) e as cultivares comerciais Grand Naine, Pacovan e Prata Anã. Realizaram-se análises de cor da casca e da polpa, espessura da casca, rendimento, umidade, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, carotenoides totais e aceitação sensorial. Os genótipos BRS Maravilha, FHIA 18, YB 4203 e BRS Caipira apresentaram características físico-químicas semelhantes às das variedades comerciais Grand Naine, Pacovan e Prata Anã. Os genótipos BRS Maravilha e TM 2803 apresentaram aceitação sensorial semelhante à das variedades Prata Anã e Grand Naine, sendo, portanto, promissoras para o mercado, com a vantagem de serem resistentes a Sigatoka-negra e mal-do-Panamá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronielli Cardoso Reis, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas, Processamento de Frutas e Alimentos Funcionais. Pesquisas realizadas com os seguintes temas: análise sensorial, compostos bioativos, processamento e conservação de frutas.

Eliseth de Souza Viana, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura, na área Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde onde desenvolve pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com as fruteiras banana, mamão, umbu e abacaxi.

Jaciene Lopes de Jesus, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Analista do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Tâmara Maria de Souza Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Granduanda em Biologia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Bolsista IC - CNPq atuando na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos.

Naiara Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Bolsista FAPESB da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Downloads

Publicado

27-04-2016

Como Citar

REIS, R. C.; VIANA, E. de S.; JESUS, J. L. de; SANTOS, T. M. de S.; OLIVEIRA, N. A. de. Qualidade físico-química e sensorial de genótipos de banana. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 89–95, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/39553. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico