A História da Matemática nos cursos de licenciatura - o caso das instituições públicas de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/nm.v3.60773Resumo
Acredita-se que o conhecimento da História das Ciências, entre elas a Matemática, é de grande valor para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a formação de futuros professores. Diante disso, objetivou-se analisar as características da disciplina História da Matemática no currículo dos cursos de licenciatura em Matemática em funcionamento, no ano de 2019, nas instituições públicas de ensino de Goiás. Para isso, foi feita pesquisa documental, fundamentada em legislações educacionais e documentos oficiais dos 14 cursos objeto desta investigação. Para fundamentar a análise dos dados documentais, foi realizada pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem História e História da Matemática. Como resultado, este estudo mostrou que, na maioria dos cursos, a disciplina em questão é alocada nos primeiros períodos, sem exigência de pré-requisitos, com conteúdos muito amplos e carga horária insuficiente. Isso leva à necessidade de colocar em discussão o formato da disciplina nos cursos analisados, bem como sua real contribuição para a formação de professores.