A História da Matemática nos cursos de licenciatura - o caso das instituições públicas de Goiás

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, chaiane@ufg.br
  • Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, fortunato@ufg.br https://orcid.org/0000-0002-4455-8175

DOI:

https://doi.org/10.5216/nm.v3.60773

Resumo

Acredita-se que o conhecimento da História das Ciências, entre elas a Matemática, é de grande valor para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a formação de futuros professores. Diante disso, objetivou-se analisar as características da disciplina História da Matemática no currículo dos cursos de licenciatura em Matemática em funcionamento, no ano de 2019, nas instituições públicas de ensino de Goiás. Para isso, foi feita pesquisa documental, fundamentada em legislações educacionais e documentos oficiais dos 14 cursos objeto desta investigação. Para fundamentar a análise dos dados documentais, foi realizada pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem História e História da Matemática. Como resultado, este estudo mostrou que, na maioria dos cursos, a disciplina em questão é alocada nos primeiros períodos, sem exigência de pré-requisitos, com conteúdos muito amplos e carga horária insuficiente. Isso leva à necessidade de colocar em discussão o formato da disciplina nos cursos analisados, bem como sua real contribuição para a formação de professores.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, chaiane@ufg.br

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão. Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão. Técnica em Assuntos Educacionais na UFG. Área de interesse em investigação científica: Políticas Educacionais; Educação Superior; Evasão; Desempenho Acadêmico.   

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, fortunato@ufg.br

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) (2011). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Goiânia (2002). Graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1998). Professor no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG. Área de interesse em investigação científica: Equações diferenciais estocásticas, inferência em processos estocásticos, EDPs estocásticas, estatística aplicada. 

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Publicado

2020-08-14

Como Citar

ROSA, C. de M.; SANTOS, F. F. T. dos. A História da Matemática nos cursos de licenciatura - o caso das instituições públicas de Goiás. NEXUS Mathematicæ, Goiânia, v. 3, 2020. DOI: 10.5216/nm.v3.60773. Disponível em: https://revistas.ufg.br/nexus/article/view/60773. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos