"INOVAR É PRECISO": AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS E O IMPERATIVO DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79553

Palavras-chave:

Inovação Educacional; Educação Superior; Políticas Educacionais; Tecnicismo Educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os usos do termo inovação no campo educacional brasileiro, a partir de uma perspectiva histórica, com foco na Educação Superior. Para tanto, discute-se os sentidos que este termo tem assumido no debate educacional, focando na Educação Superior brasileira. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada com vistas a refletir sobre as representações de inovação, em uma perspectiva histórica até sua apropriação atual, observou-se que a inovação não é mais sinônimo de mudança educacional, pelo contrário, essa última só é considerada válida se for voltada à inovação. Isso porque a inovação na educação tem se constituído como um termo hegemônico, considerado como algo bom em si mesmo, o que coincide com uma perspectiva educacional tecnicista.

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Biografia do Autor

Andreza Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil, andrezab27@gmail.com

Doutora em Educação Escolarpela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Araraquara. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas).

Maria José da Silva Fernandes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil, mj.fernandes@unesp.br

Doutora em Educação Escolar. Professora na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras.

Thiago Borges de Aguiar, Rede Municipal de Ensino de Paulínia, Paulínia, São Paulo, Brasil, tbaguiar@outlook.com.br

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na USP e na UNIFESP. Diretor Escolar da Rede Municipal de Ensino de Paulínia.

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco (USF), Itatiba, São Paulo, Brasil, renata_pucci@hotmail.com

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas.

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

Versões

Como Citar

BARBOSA, Andreza; DA SILVA FERNANDES, Maria José; BORGES DE AGUIAR, Thiago; HELENA PIN PUCCI, Renata. "INOVAR É PRECISO": AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS E O IMPERATIVO DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79553. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79553. Acesso em: 5 dez. 2025.

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