GUIDO VIARO: MODERNIDADE NA ARTE E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Dulce Regina Baggio Osinski

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3064

Resumo

Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas idéias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.

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Publicado

2007-12-26

Como Citar

BAGGIO OSINSKI, D. R. GUIDO VIARO: MODERNIDADE NA ARTE E NA EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 313–325, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3064. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3064. Acesso em: 12 out. 2024.