A drogadição e o consumo de merla na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v27i1.1511Resumo
O presente artigo é parte de nossa tese de doutoramento em psicologia, realizada na Universidade de Brasília. Apresenta-se no texto o significado da drogadição, numa perspectiva relacional, no contexto da adolescência, momento em que se dá o encontro do sujeito com o produto. Foram entrevistados 13 adolescentes usuários ou abusadores de merla do Distrito Federal, inseridos num contexto institucional de tratamento ou assistência. Aborda-se inicialmente a questão da adolescência e como se dá o encontro com as drogas neste estágio do ciclo de vida familiar. Procura-se entender o significado do uso de drogas para esses jovens usuários/abusadores de merla. Analisa-se também a especificidade do uso da merla na vida desses jovens, procurando-se entender o porquê do uso de uma droga tão nociva e de grande potencial de dependência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.