OS LIMITES CULTURAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UM CONTEXTO TRADICIONAL

Autores

  • Luís Gustavo Alexandre Silva Fundação de Ensino Superior de Goiatuba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15038

Resumo

Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, em especial as implicações do processo de constituição da identidade social e política para a consolidação da gestão escolar democrática. O texto recupera a força cultural da hierarquia, do personalismo, do clientelismo político, do patrimonialismo e do moralismo religioso em um contexto tradicional e demonstra as consequências da articulação simbólica realizada pelo campo político ao transformar esses elementos culturais em significativos processos de dominação na organização e gestão da escola. As análises desenvolvidas são provenientes de um estudo de caso coletivo de natureza etnográfica em duas escolas públicas do município de Morrinhos no Estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-23

Como Citar

SILVA, L. G. A. OS LIMITES CULTURAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UM CONTEXTO TRADICIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 225–244, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15038. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15038. Acesso em: 18 nov. 2024.