AS CONFIGURAÇÕES DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Ana Maria Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15033

Resumo

analisam-se as reformas da Educação Superior que ocorreram no Brasil desde os anos de 1930 até os dias atuais. Com essa incursão temporal, explicita-se o movimento de expansão desse nível de ensino, construído a partir de ações na política educacional. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, bem como a análise. Enquanto as reformas de 1931 e de 1968 tiveram como foco a ampliação da Educação Superior para a elite, as reformas seguintes alcançaram percentuais de expansão próximos ao do modelo de massa, originados de políticas para os setores privado e público centralizadas em seus órgãos gestores. Aponta-se para a necessidade de ações mais efetivas das políticas sociais no setor público, sob pena de ampliação do processo de oligopolização e mercadorização da Educação Superior..

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

SILVA, A. M.; REAL, G. C. M. AS CONFIGURAÇÕES DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 141–158, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15033. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15033. Acesso em: 30 abr. 2024.