AS CONFIGURAÇÕES DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15033Resumo
analisam-se as reformas da Educação Superior que ocorreram no Brasil desde os anos de 1930 até os dias atuais. Com essa incursão temporal, explicita-se o movimento de expansão desse nível de ensino, construído a partir de ações na política educacional. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, bem como a análise. Enquanto as reformas de 1931 e de 1968 tiveram como foco a ampliação da Educação Superior para a elite, as reformas seguintes alcançaram percentuais de expansão próximos ao do modelo de massa, originados de políticas para os setores privado e público centralizadas em seus órgãos gestores. Aponta-se para a necessidade de ações mais efetivas das políticas sociais no setor público, sob pena de ampliação do processo de oligopolização e mercadorização da Educação Superior..Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.