AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES DE Paspalum SOB PASTEJO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.4225Palavras-chave:
Produção Animal, ForragiculturaResumo
Desenvolveu-se o experimento na Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, SP, no período de janeiro a dezembro de 2005, objetivando verificar o efeito do pastejo sobre a produtividade e a persistência de três acessos de Paspalum (Paspalum guenoarum – BRA-006572, Paspalum malacophyllum – BRA-003077 e Paspalum atratum – BRA-011681) comparados com duas testemunhas (Brachiaria decumbens e Paspalum atratum cv. Pojuca), em dois níveis de desfolha (1.500 e 3.000 kg MS/ha de resíduo pós-pastejo). O ensaio foi do tipo mob grazing, em que se utilizou o método de pastejo rotacionado com 27 dias de descanso e um dia de ocupação (período das águas) e 55 dias de descanso e um dia de ocupação (período das secas). Ajustou-se a taxa de lotação animal das parcelas de acordo com a massa de forragem disponível antes do pastejo e com o nível de desfolha previsto pelos tratamentos. As variáveis foram: massa de forragem antes e após o pastejo; proporções de folhas, hastes e material morto; densidade de perfilhos; incidência de plantas invasoras; observações relativas à susceptibilidade a pragas e doenças, sintomas de toxidez e deficiência mineral. O Paspalum atratum BRA-011681 apresentou características positivas de produção e persistência, tanto na altura de pastejo de 0,15 m como na de 0,30 m, evidenciando que essa espécie é promissora para uso em sistemas intensivos de pastejo.
PALAVRAS-CHAVES: Intensidade de pastejo, pastagem, perfilhos, produção de forragem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-07-09
Como Citar
PROVAZI, M.; SANTOS, P. de M.; BATISTA, L. A. R.; COSTA, C.; MEIRELLES, P. R. de L. AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES DE Paspalum SOB PASTEJO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 292–299, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.4225. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4225. Acesso em: 6 out. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).