DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E COMPONENTES CORPORAIS DE OVINOS DESLANADOS ALIMENTADOS COM SILAGEM DE GIRASSOL E SILAGEM DE MILHO

Autores

  • Vandenilce Sandra de Sousa Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB-DF)
  • Helder Louvandini Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB-DF)
  • Edvânia dos Santos Scropfner Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Itumbiara, GO
  • Concepta M. McManus Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB-DF)
  • Adibe Luiz Abdalla Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA-USP, Piracicaba, SP
  • José Américo Soares Garcia Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB-DF)

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.4223

Palavras-chave:

Produção Animal, Nutrição Animal

Resumo

Com objetivo de avaliar o desempenho, a carcaça e componentes corporais de borregos deslanados, alimentados com silagem de girassol em comparação com a silagem de milho, foram utilizados doze ovinos machos com aproximadamente sessenta dias de idade, com peso vivo médio 9,5 ± 0,4 kg divididos em dois tratamentos com seis repetições cada. Os animais receberam individualmente 300 g de concentrado por dia e, como volumoso, silagem de girassol ou silagem de milho ad libitium, conforme seu tratamento. O controle da ingestão da dieta foi feito três vezes por semana e a pesagem dos animais a cada quinze dias. O abate ocorreu aos noventa dias de confinamento, com avaliação das seguintes variáveis: peso vivo, peso de carcaça quente, peso de meia-carcaça, comprimento de carcaça, cobertura de gordura, pele (espessura e peso), pernil, lombo, paleta, costeleta, costela-fralda, pescoço, rins, fígado, coração, pulmão e traquéia. Foi realizada ainda a retirada da 12a costela para posterior análise. Não houve diferença significativa entre os dois tratamentos para ganho de peso e conversão alimentar. Com exceção da cobertura de gordura, que foi maior nos cordeiros alimentados com girassol (P < 0,05), não se observaram diferenças significativas entre as características de carcaça e análise da 12a costela. A silagem de girassol pode ser utilizada como uma fonte alternativa de volumoso na alimentação de cordeiros, obtendo-se desempenho semelhante à silagem de milho.

 

PALAVRAS-CHAVES: Crescimento, confinamento, nutrição, Santa Inês

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

SOUSA, V. S. de; LOUVANDINI, H.; SCROPFNER, E. dos S.; MCMANUS, C. M.; ABDALLA, A. L.; GARCIA, J. A. S. DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E COMPONENTES CORPORAIS DE OVINOS DESLANADOS ALIMENTADOS COM SILAGEM DE GIRASSOL E SILAGEM DE MILHO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 284–291, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.4223. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4223. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal