PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE SOBRE AS ATITUDES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Iara Cristina Galharde Carrasco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ronê Paiano Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisbete dos santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9939

Palavras-chave:

Educação Física. Valores. Dimensão atitudinal.

Resumo

Este estudo teve como objetivos: analisar a percepção do professor de Educação Física sobre seu trabalho com a dimensão atitudinal e identificar a opinião dos alunos sobre suas atitudes, as atitudes dos colegas e a postura esperada do professor. Para tanto, entrevistamos um professor de educação física e aplicamos um questionário para 45 alunos de uma escola pública de São Paulo. O professor demonstrou se preocupar com a formação das atitudes dos seus alunos procurando desenvolver neles iniciativa, respeito, responsabilidade e cooperação. Os alunos acreditam ter uma boa participação em aula baseados nas suas atitudes e no empenho nas aulas. Esperam de seus colegas, respeito, participação, colaboração e seriedade. Quanto ao professor esperam educação, compreensão, diálogo e que puna a indisciplina.

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Biografia do Autor

Iara Cristina Galharde Carrasco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ronê Paiano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil(1998)
Professor Assistente I da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Educação Física - CCBS

Elisbete dos santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Brasil(1999)
Professor assistente I da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Educação Física - CCBS

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Publicado

2011-06-03

Como Citar

CARRASCO, I. C. G.; PAIANO, R.; FREIRE, E. dos santos. PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE SOBRE AS ATITUDES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9939. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9939. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais