Motivational and Contextualization Actions in Initial Series (Freshmans) of the Undergraduate Biochemical Engineering Course
DOI:
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v5i1.52929Palavras-chave:
Education, Engineering, Student Motivation, UndergraduationResumo
The focus of this work was to present the activities carried out with the first and second semester students of the Biochemical Engineering (EB) undergraduate course of the Federal University of Rio Grande (FURG) through actions related to the Project "Contextualization of Basic Disciplines and Motivation of the initial series of the courses of Food Engineering and Biochemical Engineering: meeting an old and a current demand", of the Program of Support to Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities. The following activities were carried out: Cycle of Lectures; Lectures of graduated of Engineers working in the field; Computer Tool Workshops; Scientific Research Workshops; Seminar Presentations, Application of study tutorials; Surveys, among others. These activities contributed to motivation and expansion on the knowledge about course, and also contextualized practices that are explored. throughout the academic activities. The actions developed in this work can be reproduced in other courses and educational institutions in the fight against demotivation, dropouts and retention.
Referências
FILHO, R. L. L. S.; MONTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 18 jan. 2016.
MOREIRA, J. B.; PRATES, D. F.; RADMANN, E. M.; COSTA, J. A. V.; MORAIS, M. G. Auxílio à aprendizagem associado à aula prática em disciplina do curso de Engenharia Bioquímica. Revista Eletrônica Engenharia Viva, Goiânia, v. 1, p. 30-35, 2016.
MORO, G. M. B.; PRIETO, L. M.; PRATES, D. F.; SOUZA, M. R. A. Z.; COSTA, J. A. V. Ferramentas computacionais para séries iniciais de engenharia: abordagem em oficinas extraclasse. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Proceedings... Belém: UFPA, 2012. Available in: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/104495.pdf.
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos. Santa Catarina: UFSC, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 582, de 14 de maio de 2008. Disciplina a concessão das bolsas de pós-graduação previstas no Reuni. Publicada no Diário Oficial da União – DOU nº 92, Seção I, de 15 de maio de 2008.
MICROSOFT® WORD, 2007. Disponível em: http://www.microsoft.com.br.
MICROSOFT® POWERPOINT, 2007. Disponível em: http://www.microsoft.com.br.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.