Mudanças Curriculares nos Cursos de Engenharia Aeronaútica e Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Perspectivas Futuras
Resumo
Perante o cenário da modernidade que engenheiro queremos formar para um novo mundo. Fica a pergunta como a universidade irá repensar a educação no sentido de ter êxito na formação que dê ao homem autonomia para se realizar plenamente em um mundo reflexivo e criador. A crítica que se faz a uma formação sem estímulo à criatividade e à visão prática do todo deve ser solucionada com uma abordagem pedagógica reflexiva. No sentido de contribuir para a melhoria do ensino em Engenharia Aeronáutica/Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e de outras instituições nacionais, este trabalho mostra a estrutura dos cursos de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial do ITA estabelecidos em 2008, bem como modificações curriculares realizadas a partir de 2013 no sentido de atender a formação de um novo engenheiro que possa ser capaz de enfrentar um mundo de tantos atributos da consciência como reflexão, criação, inovação e pesamento ético.Referências
ISAE. Estrutura de curso. Disponível em: < http://www.isae.fr > Acesso em: 20 maio 2014.
ITA. Estrutura de curso engenharia aeronaútica. Disponível em: < http://www.ita.br/pt-br/aer/aer> Acesso em: 20 maio 2014.
MIT. Estrutura de curso. Disponível em: <http://aeroastro.mit.edu> Acesso em: 20 maio 2014.
Moraes, M. C. O engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais. Disponível em: < http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/candida/ingeniero_novos_tempos.pdf> Acesso em: 20 maio 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.