Mudanças Curriculares nos Cursos de Engenharia Aeronaútica e Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Perspectivas Futuras

Authors

  • Adson Agrico de Paula Instituto Tecnológico de Aeronáutica Departamento de Projeto de Aeronaves
  • Flávio Luiz de Silva Bussamra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Departamento de Estruturas
  • Marcos Aurélio Ortega Instituto Tecnológico de Aeronáutica Departamento de Aerodinâmica

Abstract

Perante o cenário da modernidade que engenheiro queremos formar para um novo mundo. Fica a pergunta como a universidade  irá repensar a educação no sentido de ter êxito na formação que dê ao homem autonomia para se realizar plenamente em um mundo reflexivo e criador. A crítica que se faz a uma formação sem estímulo à criatividade e à visão prática do todo deve ser solucionada com uma abordagem pedagógica reflexiva. No sentido de contribuir para a melhoria do ensino em Engenharia Aeronáutica/Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e de outras instituições nacionais, este trabalho mostra a estrutura dos cursos de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial do ITA estabelecidos em 2008, bem como modificações curriculares realizadas a partir de 2013 no sentido de atender a formação de um novo engenheiro que possa ser capaz de enfrentar um mundo de tantos atributos da consciência como reflexão, criação, inovação e pesamento ético.

Author Biographies

Adson Agrico de Paula, Instituto Tecnológico de Aeronáutica Departamento de Projeto de Aeronaves

Professor assistente do Departamento de Projetos de Aeronaves do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Professor colaborador de Projeto de Aeronaves da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), também é professor da Universidade Corporativa da EMBRAER (PEE-EMBRAER). Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998) e mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em aerodinâmica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente desenvolve seu doutorado (USP/POLI) na área de aerodinâmica com o enfoque em dispositivos de controle de camada limite. Atuou no projeto de aeronaves em aerodinâmico e mecânica de voo na EMBRAER por 12 anos desenvolvendo os projetos das aeronaves ERJ170/175/190/195, Phenon 100/300, ACS, Legacy 500, EMB 145 AEW&C (Índia, Grécia, México, SIVAM), EMB314-Colombia/Equador/Chile e KC-390. Desenvolveu o primeiro Full Flight Simulator (FFS) da EMBRAER para o Super Tucano.

Flávio Luiz de Silva Bussamra, Instituto Tecnológico de Aeronáutica Departamento de Estruturas

Graduado em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Estruturas pela POLI-USP (1999). Atualmente é Professor Associado III do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Atua como Chefe da Divisão de Engenharia Aeronáutica. Tem experiência na área de Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural, elementos finitos, material compósito, projeto e análise de estruturas aeronáuticas

Marcos Aurélio Ortega, Instituto Tecnológico de Aeronáutica Departamento de Aerodinâmica

possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1967), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1972) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1984). Atualmente é professor titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Análise Numérica de Escoamentos Turbulentos, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) análise física e estabilidade de escoamentos em torno de corpos rombudos; (ii) algoritmos de alta precisão e alta resolução

References

ISAE. Estrutura de curso. Disponível em: < http://www.isae.fr > Acesso em: 20 maio 2014.

ITA. Estrutura de curso engenharia aeronaútica. Disponível em: < http://www.ita.br/pt-br/aer/aer> Acesso em: 20 maio 2014.

MIT. Estrutura de curso. Disponível em: <http://aeroastro.mit.edu> Acesso em: 20 maio 2014.

Moraes, M. C. O engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais. Disponível em: < http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/candida/ingeniero_novos_tempos.pdf> Acesso em: 20 maio 2014.

Published

2015-06-27