Produção de Recursos Multimeios: Uso de Metodologias Ativas na Formação Textual e Visual de Engenheiros
DOI :
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44358Résumé
Buscou-se neste artigo apresentar as experiências obtidas durante o processo de aprendizagem da disciplina de Núcleo Livre Produção de Recursos Multimeios (PRM), ofertada pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). São apresentadas as atividades e as avaliações dos módulos da disciplina que utiliza as metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Aprendizagem Baseada em Projetos (PLE). Apresentam-se ainda os resultados de uma pesquisa de uma visita técnica realizada na mostra “Adensamento e expansão: arte contemporânea acervo CCUFG”, como atividade de fechamento do módulo “Introdução à comunicação textual e visual”. Os resultados mostram os impactos positivos e negativos de algumas obras, além de mostrar um grau de aceitação favorável dos aprendentes em relação à mostra igual a sete, vírgula seis, numa escala de zero a dez. Dessa forma, a mostra contribuiu para a formação textual e visual dos estudantes.
Références
Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, Resolução CEPEC Nº. 704: Fixa o currículo pleno do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás, para alunos ingressos a partir do ano letivo de 2005 e alunos que fizerem opção por este currículo, Goiânia, 2004.
Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, Projeto Pedagógico do Curso: Graduação em Engenharia Elétrica, Goiânia, 2008.
Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, Resolução CEPEC Nº. 806: Revoga a Resolução CEPEC Nº 678, que fixa normas para oferta, inscrição e cancelamento em disciplinas, verificação da aprendizagem e trancamento de matrícula nos cursos de graduação da Universidade Federal Goiás, dispondo novamente sobre a matéria, Goiânia, 2006.
S. R. Tavares, L. C. de Campos, B. C. O. de Campos, Análise das Abordagens PBL e PLE na Educação em Engenharia com Base na Taxonomia de Bloom e no Ciclo de Aprendizagem de Kolb, Revista Engenharia Viva, Goiânia, v.1, n.1, p. 37-46, 2014.
Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, Plano de Ensino: Produção de Recursos Multimeios, Goiânia, 2015.
R. N. A. de Castro, A Teoria da Prática: A Aula de Engenharia. Revista Engenharia Viva, Goiânia, v.1, n.3, p. 15-20, 2015.
L. R. de C. Ribeiro, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) , São Carlos: EdUFSCar, 2010. 151f.
L. R. de C. Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): Uma Implementação na educação em engenharia na voz dos autores, 2005. 236p., il. Tese (Doutorado).
V. Chklovski, A arte como procedimento, In: Toledo, Dionísio de (org.), Teoria da literatura: formalistas russos, Porto Alegre: Editora Globo, 1973, p.39-56.
J. Rajchman, O pensamento na arte contemporânea, Novos Estudos-CEBRAP, São Paulo, v.1, n.91, p. 97-106, 2011.
Portal da Universidade Federal de Goiás. Adensamento e expansão: arte contemporânea acervo do Centro Cultural UFG. Disponível em: <https://www.ufg.br/e/15670-adensamento-e-expansao-arte-contemporanea-acervo-do-centro-cultural-ufg>. Acesso em: 25 nov. 2016.
Portal do Centro Cultural da UFG. Adensamento e expansão: arte contemporânea acervo do Centro Cultural UFG. Disponível em: <http://centroculturalufg.blogspot.com.br/>. Acesso em: 25 nov. 2016.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.