UM ESPELHO DA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v9i1.10461Resumo
Este ensaio procura realizar uma análise do romance cíclico O espelho partido, de Marques Rebelo, como o registro de um momento de transição na história política e cultural do Brasil e do mundo (a Era vargas e a Segunda Guerra Mundial). As relações entre história, memória e ficção presentes no romance, e sua construção narrativa fragmentária são elementos essenciais para a apreensão de um momento histórico marcado por grandes transformações, expectativas angustiantes e profundas incertezas.
Palavras-chave: Marques Rebelo (1907-1973), romance brasileiro, literatura e história.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.