O Islam na Península Ibérica medieval

apagamentos de sua importância civilizacional em livros didáticos de História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v30i1.82138

Palabras clave:

Islam, Livros didáticos de História, Apagamentos

Resumen

O presente artigo trata-se de reflexões de pesquisa de doutorado com tese já defendida que versa a respeito dos discursos sobre árabes e muçulmanos em livros didáticos de História de uma instituição educacional específica. Tem como objetivo apresentar a análise do capítulo denominado Origens do Mundo Islâmico presente no livro didático de História do 7º ano com destaque para os trechos referentes à presença do Islam no mundo, à sua expansão durante o medievo e especialmente sua permanência em regiões da Península Ibérica do século VIII ao XV, observando se a importância histórica da civilização islâmica assim como se os intercâmbios culturais, econômicos e políticos deste contexto foram abordados e de que maneira. A metodologia consiste em análise discursiva e também iconográfica do capítulo, fundamentada em pesquisa bibliográfica de perspectiva decolonial e crítica. Como resultados constatamos que os intercâmbios sociais não foram abordados, haja vista os contextos serem tratados de forma hermética, sem interlocução com outros, e que a importância do Islam para o mundo não é trazida, sendo esta versada de modo fragmentado e reduzido a personalidades, saberes e invenções destituídos de suas relevâncias históricas e universais enquanto civilização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ashjan Sadique Adi, Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL), Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, ashjansadique@yahoo.com.br

My name is Ashjan Sadique Adi, a native of Corumbá, Mato Grosso do Sul. I have a degree in Psychology and a Masters in Education both from the Federal University of Mato Grosso do Sul and my greatest experience is in the academic field. I participated in a Specialization Course in Early Childhood Education at UFMS, in the years 2011-2012, as a substitute teacher at the UFG from 2013 - 2014 and at the FASB faculty, in Barreiras / BA, from 2015 to 2017.
My main area of study is Social Psychology, but I have teaching experience in the most diverse disciplines such as Developmental Psychology, Learning Psychology, Research Methodology, Ethics, Work Psychology, among others, teaching Psychology, Law, Nursing, in addition to having worked in supervised internship and orientation of TCC's, as can be seen in more detail in my Curriculum Lattes.

Tufy Kairuz, York University (YorkU), Toronto, Canadá, tufy60@gmail.com

Mestre em História Social (Diáspora Africana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Ph.D. (Doctor of Philosophy) em História da América Latina pela York University, Toronto, Canadá (2012). Possui dupla cidadania, brasileira e canadense, e dez anos de experiência docente na América do Norte, (EUA e Canadá) nos seguintes tópicos: Brasil (Colonial e Moderno), América Latina (Colonial e Moderna), África (pré-colonial e colonial) e Islã (pré-moderno). Atua nos seguintes campos de pesquisa: esportes, imigração, diáspora, identidade, etnicidade e corporificação. Realizou estágio pós-doutoral (professor colaborador e pesquisador) CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Citas

AMIGOS da Palestina (2022). Un dueto tradicional entre Tereza Suleiman (palestina) y Sofia Adriana (portuguesa). Página de Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/am.de.palestina/videos/895226231843043/?extid=WA-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB. Acesso em: em: 10 mar. 2025.

BARROS, M. F. L. de. From the history of Muslims to Muslims in History: Some critical notes on “Arab-Islamic Studies” in Portugal. Hamsa. Journal of Judaic and Islamic Studies, n. 1, 2014.

BERTOLINI. J. L. S. Manuais didáticos e as mediações entre cultura Histórica e cultura escolar: o caso da narrativa sobre O islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

BORGOLTE, M.; SCHREINER, S. Christliches Abendland? Die kulturellen Wurzeln Europas und was wir dafür halten Religionen im Gespräch. Hannover: Haus kirchlicher Dienste, 2015.

FILHO, U. F. P.; XAVIER, E. História 7º ano. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira - CPB. (Coleção Interativa), 2015.

FREIRE, A. O Caminho de Santiago. In: Freire, A. Cadernos Interdisciplinares. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

GOODY, J. L´Islam en Europe: histoire, échanges, conflits. Paris: La Découverte, 2004.

GOODY, J. O Roubo da História: como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2015.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, nº 1, janeiro/abril, 2016.

KAMEN, H. A Inquisição na Espanha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

KETTAMI, A. El resurgir del islam en Al-Andalus. Barcelona: Abadia Editors, 2012.

LOPES, V. Mértola na Antiguidade Tardia. In: Ciudad y territorio: transformaciones materiales e ideológicas entre la época clásica y el Altomedioevo. Servicio de Publicaciones, 2014, p. 367-382.

MALDONADO-TORRES, N. Religion, conquête et race dans la fondation du monde moderne/colonial. In: Mestiri, M.; Grosfoguel, R.; Soum, Y. (Eds). Islamophobie dans le monde moderne. Paris: IIIT, 2008.

MARTINEZ, S. G.; RAFAEL, L.; TORRES, C. Mértola Vila Museu. Um projeto arqueológico de desenvolvimento integrado. In: Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 10, n. 3[17], p. 55–80 [2016]. DOI: 10.20396/rap. V. 10i3.8645842. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8645842. Acesso em: 13 mar. 2025.

ORTIZ, A. D. Moriscos: la mirada de un historiador. Granada: Universidad de Granada, 2009.

OSMAN, E. M. R. O. Retóricas de descolonização do pensamento: projeto epistêmico islâmico-feminista contra a colonialidade do saber. In: Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 6, n. 1, 2015.

OSMAN, E. M. R. O. Por que decolonizar o Islã? In: Epistemologias do Sul, v. 1, 2017, p. 184-212.

PÉREZ, J. Los judíos de España. Madrid: Marcial Pons, 2005.

PARAFITA, A. A mitologia dos mouros: lendas, mitos, serpentes e tesouros. Lisboa: Gailivro, 2006.

PINTO, P. G. H. R. Islã - religião e civilização: uma abordagem antropológica. Aparecida, São Paulo: Santuário, 2010.

SÁNCHEZ, A. G. Una sociedad en transición: los Granadinos de Mudéjares a Moriscos. Granada: Universidad de Granada, 2010.

SINGER, C. Medicine. In: Chambers Encyclopaedia. Vol. IX. 212-228. London: Newnes, 1950.

TORRES, C. D. Afonso Henriques não conquistou Lisboa aos mouros, foi aos cristãos. (Entrevista a Cláudio Torres). Sábado. [2018] Disponível em: https://dasculturas.com/2020/06/03/claudio-torres-d-afonso-henriques-nao-conquistou-lisboa-aos-mouros-foi-aos-cristaos-in-revista-sabado/. Acesso em: 10 mar. 2025.

WORLD Population Review. Muslim population by country 2020. [2020]. Disponível em: https://worldpopulationreview.com/countries/muslim-population-by-country/. Acesso em: 5 mar. 2025.

VIDAL, M. Os portugueses redescobrindo o passado muçulmano de seu país. São Paulo: ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), 2020. Disponível em: https://icarabe.org/node/3841. Acesso em: 10 mar. 2025.

Publicado

2025-11-29

Cómo citar

SADIQUE ADI, Ashjan; KAIRUZ, Tufy. O Islam na Península Ibérica medieval: apagamentos de sua importância civilizacional em livros didáticos de História. História Revista, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 64–84, 2025. DOI: 10.5216/hr.v30i1.82138. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/82138. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: "História Ibérica: Conexões, Transformações e Persistências"