Cenarizações na aprendizagem da História do Norte da Lusitânia Romana

Autores

Palavras-chave:

Didática da História, Kit Pedagógico Digital, Reconstituições 3D

Resumo

As diferentes tecnologias digitais podem potenciar o desenvolvimento de uma consciência crítica, uma vez que através delas se pode fazer a ponte entre o passado e o presente. Quantas vezes os professores de História procuram que os seus alunos formulem raciocínios de causalidade complexa e consigam perceber os acontecimentos a nível não só conjuntural, mas também estrutural? A possibilidade de desenvolver este raciocínio a um nível mais prático, que a tecnologia digital pode possibilitar poderá contribuir para que com mais facilidade e maior correção os alunos apreendam conteúdos de História. Este trabalho pretende desenvolver estas ideias e apresentar um exemplo prático de um projeto em curso que pretende preparar recursos pedagógicos para apresentação de percursos histórico-arqueológicos de duas cidades do Norte da Lusitânia Romana através de reconstituições 3D, com o objetivo de promover a conversão do conhecimento arqueológico e historiográfico em conteúdos pedagógicos que permitam uma verdadeira integração da história destes espaços nas aprendizagens escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Dias-Trindade, CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra e é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

Referências

COSTANTINO, D. et al. Strategies for 3D Modelling of Buildings from Airborne Laser Scanner and Photogrammetric Data Based on Free-Form and Model-Driven Methods: The Case Study of the Old Town Centre of Bordeaux (France). Application Sciences, v. 11, 10993, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app112210993.

CORREIA, V.; RIBEIRO, J.; RUIVO, J. Conimbriga: guia das ruínas. Porto: Edições ASA, 2003.

COSTEIRA, R. et al. Plano de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA) 2020-2023: Conimbriga MMXX: Avaliação do potencial científico e patrimonial do Vale Norte de Conimbriga. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2020. No prelo.

DEMETRESCU, E. Virtual Reconstruction as a Scientific Tool. In: MÜNSTER, S. et al. (Eds). Digital Research and Education in Architectural Heritage. Communications in Computer and Information Science, vol 817. Berlim, Heidelberg, Dordrecht e Nova Iorque: Springer, 2018, p. 102-116. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76992-9_7.

DEMETRESCU, E.; FERDANI, D. From Field Archaeology to Virtual Reconstruction: A Five Steps Method Using the Extended Matrix. Application Sciences, v. 11, 5206, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11115206.

DIAS-TRINDADE, S.; CARVALHO, J. R. História, tecnologias digitais e mobile learning: ensinar História na Era Digital. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1705-3.

FAZIO, L. et al. The Virtual Reconstruction of the Aesculapius and Hygeia Statues from the Sanctuary of Isis in Lilybaeum: Methods and Tools for Ancient Sculptures’ Enhancement. Application Sciences, v. 12, 3569, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/app12073569.

GARCÍA RUBIO, A. I. La maleta pedagógica: un proyecto educativo para el Museo Nacional de Machado de Castro. Imafronte, v. 15, p. 85-102, 2001. Disponível em: <https://revistas.um.es/imafronte/article/view/37661>. Acesso em 20 out. 2023.

HEMKER, C. et al. Virtual archaeology: making the invisible visible: Recommendations and strategies in the application of 3D digitisation and visualisation of archaeological heritage, Dresden: Archaeological Heritage Office of Saxony, 2020. Disponível em: <https://www.interreg-central.eu/Content.Node/VirtualArch-Transnational-Strategy.pdf>. Acesso em 20 out. 2023.

LIRITZIS, I.; VOLONAKIS, P.; VOSINAKIS, S. 3D Reconstruction of Cultural Heritage Sites as an Educational Approach. The Sanctuary of Delphi. Application Sciences, v. 11, 3635, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11083635.

LUIS-RUIZ, J. M. et al. Optimization of Photogrammetric Flights with UAVs for the Metric Virtualization of Archaeological Sites. Application to Juliobriga (Cantabria, Spain). Application Sciences, v. 11, 1204, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11031204.

MARTINS, G. (org.). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – História 7º ano. Lisboa: Ministério da Educação, 2018a.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – História A 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação, 2018b.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – História da Cultura e das Artes 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação, 2018c.

NEUBAUER, W. et al. The discovery of the school of gladiators at Carnuntum, Austria, Antiquity, v. 88, p. 173–190, 2014.

OHTE – Observatory on History Teaching in Europe. General Report on the State of History Teaching in Europe – 2023. Bruxelas: Conselho da Europa, 2023. Disponível em: <https://rm.coe.int/ohte-general-report-full-web/1680ad80c2>. Acesso em 20 out. 2023.

PALIOU, E.; CORSI, C. “The Whole is More than the Sum of its Parts”- Geospatial Data Integration, Visualisation and Analysis at the Roman Site of Ammaia (Marvão, Portugal). In: 40TH CONFERENCE ON COMPUTER APPLICATIONS AND QUANTITATIVE METHODS IN ARCHAEOLOGY, 40TH, 2012, Southampton, Anais… Volume II. Amsterdão: Amsterdam University Press, 2013. p. 592-607. DOI: https://doi.org/10.13140/2.1.3368.1925.

PIETRONI, E.; FERDANI, D. Virtual Restoration and Virtual Reconstruction in Cultural Heritage: Terminology, Methodologies, Visual Representation Techniques and Cognitive Models. Information, v. 12, 167, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/info12040167.

PORTUGAL. Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Despacho n.º 6944-A/2018 de 19 de julho de 2018. Diário da República, 2.ª série, n.º 138, p. 2.

SÁNCHEZ-SÁNCHEZ, Y. et al. 3D Modelling of Archaeoseismic Damage in the Roman Site of Baelo Claudia (Gibraltar Arc, South Spain). Application Sciences, v. 12, 5223, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/app12105223.

TREBELEVA, G. et al. Roman Fortress Pitiunt: 3D-Reconstruction of the Monument Based on the Materials of Archaeological Research and Geological Paleoreconstructions. Application Sciences, v. 11, 4814, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11114814.

URPI, C. Searching for Heritage Education in Archaeological Programs, Heritage & Society, v. 14, n. 1, p. 46-66, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/2159032X.2021.2016050.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

DIAS-TRINDADE, S. Cenarizações na aprendizagem da História do Norte da Lusitânia Romana. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 113–131, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78185. Acesso em: 21 nov. 2024.