Cenarizações na aprendizagem da História do Norte da Lusitânia Romana
Palavras-chave:
Didática da História, Kit Pedagógico Digital, Reconstituições 3DResumo
As diferentes tecnologias digitais podem potenciar o desenvolvimento de uma consciência crítica, uma vez que através delas se pode fazer a ponte entre o passado e o presente. Quantas vezes os professores de História procuram que os seus alunos formulem raciocínios de causalidade complexa e consigam perceber os acontecimentos a nível não só conjuntural, mas também estrutural? A possibilidade de desenvolver este raciocínio a um nível mais prático, que a tecnologia digital pode possibilitar poderá contribuir para que com mais facilidade e maior correção os alunos apreendam conteúdos de História. Este trabalho pretende desenvolver estas ideias e apresentar um exemplo prático de um projeto em curso que pretende preparar recursos pedagógicos para apresentação de percursos histórico-arqueológicos de duas cidades do Norte da Lusitânia Romana através de reconstituições 3D, com o objetivo de promover a conversão do conhecimento arqueológico e historiográfico em conteúdos pedagógicos que permitam uma verdadeira integração da história destes espaços nas aprendizagens escolares.
Downloads
Referências
COSTANTINO, D. et al. Strategies for 3D Modelling of Buildings from Airborne Laser Scanner and Photogrammetric Data Based on Free-Form and Model-Driven Methods: The Case Study of the Old Town Centre of Bordeaux (France). Application Sciences, v. 11, 10993, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app112210993.
CORREIA, V.; RIBEIRO, J.; RUIVO, J. Conimbriga: guia das ruínas. Porto: Edições ASA, 2003.
COSTEIRA, R. et al. Plano de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA) 2020-2023: Conimbriga MMXX: Avaliação do potencial científico e patrimonial do Vale Norte de Conimbriga. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2020. No prelo.
DEMETRESCU, E. Virtual Reconstruction as a Scientific Tool. In: MÜNSTER, S. et al. (Eds). Digital Research and Education in Architectural Heritage. Communications in Computer and Information Science, vol 817. Berlim, Heidelberg, Dordrecht e Nova Iorque: Springer, 2018, p. 102-116. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76992-9_7.
DEMETRESCU, E.; FERDANI, D. From Field Archaeology to Virtual Reconstruction: A Five Steps Method Using the Extended Matrix. Application Sciences, v. 11, 5206, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11115206.
DIAS-TRINDADE, S.; CARVALHO, J. R. História, tecnologias digitais e mobile learning: ensinar História na Era Digital. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1705-3.
FAZIO, L. et al. The Virtual Reconstruction of the Aesculapius and Hygeia Statues from the Sanctuary of Isis in Lilybaeum: Methods and Tools for Ancient Sculptures’ Enhancement. Application Sciences, v. 12, 3569, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/app12073569.
GARCÍA RUBIO, A. I. La maleta pedagógica: un proyecto educativo para el Museo Nacional de Machado de Castro. Imafronte, v. 15, p. 85-102, 2001. Disponível em: <https://revistas.um.es/imafronte/article/view/37661>. Acesso em 20 out. 2023.
HEMKER, C. et al. Virtual archaeology: making the invisible visible: Recommendations and strategies in the application of 3D digitisation and visualisation of archaeological heritage, Dresden: Archaeological Heritage Office of Saxony, 2020. Disponível em: <https://www.interreg-central.eu/Content.Node/VirtualArch-Transnational-Strategy.pdf>. Acesso em 20 out. 2023.
LIRITZIS, I.; VOLONAKIS, P.; VOSINAKIS, S. 3D Reconstruction of Cultural Heritage Sites as an Educational Approach. The Sanctuary of Delphi. Application Sciences, v. 11, 3635, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11083635.
LUIS-RUIZ, J. M. et al. Optimization of Photogrammetric Flights with UAVs for the Metric Virtualization of Archaeological Sites. Application to Juliobriga (Cantabria, Spain). Application Sciences, v. 11, 1204, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11031204.
MARTINS, G. (org.). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – História 7º ano. Lisboa: Ministério da Educação, 2018a.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – História A 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação, 2018b.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – História da Cultura e das Artes 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação, 2018c.
NEUBAUER, W. et al. The discovery of the school of gladiators at Carnuntum, Austria, Antiquity, v. 88, p. 173–190, 2014.
OHTE – Observatory on History Teaching in Europe. General Report on the State of History Teaching in Europe – 2023. Bruxelas: Conselho da Europa, 2023. Disponível em: <https://rm.coe.int/ohte-general-report-full-web/1680ad80c2>. Acesso em 20 out. 2023.
PALIOU, E.; CORSI, C. “The Whole is More than the Sum of its Parts”- Geospatial Data Integration, Visualisation and Analysis at the Roman Site of Ammaia (Marvão, Portugal). In: 40TH CONFERENCE ON COMPUTER APPLICATIONS AND QUANTITATIVE METHODS IN ARCHAEOLOGY, 40TH, 2012, Southampton, Anais… Volume II. Amsterdão: Amsterdam University Press, 2013. p. 592-607. DOI: https://doi.org/10.13140/2.1.3368.1925.
PIETRONI, E.; FERDANI, D. Virtual Restoration and Virtual Reconstruction in Cultural Heritage: Terminology, Methodologies, Visual Representation Techniques and Cognitive Models. Information, v. 12, 167, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/info12040167.
PORTUGAL. Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Despacho n.º 6944-A/2018 de 19 de julho de 2018. Diário da República, 2.ª série, n.º 138, p. 2.
SÁNCHEZ-SÁNCHEZ, Y. et al. 3D Modelling of Archaeoseismic Damage in the Roman Site of Baelo Claudia (Gibraltar Arc, South Spain). Application Sciences, v. 12, 5223, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/app12105223.
TREBELEVA, G. et al. Roman Fortress Pitiunt: 3D-Reconstruction of the Monument Based on the Materials of Archaeological Research and Geological Paleoreconstructions. Application Sciences, v. 11, 4814, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/app11114814.
URPI, C. Searching for Heritage Education in Archaeological Programs, Heritage & Society, v. 14, n. 1, p. 46-66, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/2159032X.2021.2016050.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.