UMA NAÇÃO E UMA RAÇA PARA O DESERTO ARGENTINO: DO JOVEM AO VELHO SARMIENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v2i1.17480Resumo
Sarmiento foi a fonte de um discurso historiográfico que transcendeu as fronteiras da Argentina. Tanto no jovem Sarmiento de Facundo quanto no ancião de Conflicto y armonia, esteve sempre presente a busca da raiz do problema argentino. O artigo analisa as mudanças ocorridas nesta procura - uma luta, que inicialmente demonstrara-se política, termina por parecer claramente social. Mudanças que significaram o abandono em parte do exercício da literatura, pelo aparato de autoridade dos rígidos esquemas científicos de sua época.
Palavras-chave: Raça; Conformação Nacional; Ideologia Liberal; Historiografia Argentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.