O ESFORÇO DE INTERIORIZAÇÃO DO PAÍS E A CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v3i1.10660Resumo
Este trabalho propõe a revisão das motivações e dos personagens atuantes no processo da mudança da capital de Goiás, de Vila Boa para Goiânia. Levantam-se diversas motivações para a mudança, dadas em diferentes momentos, com ênfase no enfoque urbanístico. Faz-se ainda um breve histórico do planejamento da localização de cidades ainda no Brasil-Colônia, buscando ainda naquele período as primeiras preocupações para a interiorização do País e para a construção de cidades nos grandes vazios do novo território.
Palavras-chave: Urbanismo; Planejamento; História de Goiás
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.