MANIFESTAÇÕES CAMPONESAS EM GOIÁS: PERSPECTIVAS PARA UMA PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10571Resumo
Partindo da constatação de que o camponês e sua cultura são tratados de forma marginal, principalmente pelos historiadores, o artigo faz algumas reflexões sobre a história cultural e sobre os conceitos de cultura e de camponês. Ressalta a necessidade do estudo da cultura camponesa como a cultura de uma classe subordinada, que vivência a exploração capitalista, mas que tem suas próprias aspirações, suas práticas e formas de resistências. Por último, o artigo indica alguns elementos para uma pesquisa histórico-cultural das manifestações camponesas em Goiás.
Palavras-chave: Cultura; manifestações camponesas; terra; Goiás.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.