Letramento e Mediações Culturais em “Pueblos” Indígenas do Centro-Sul do México no Século XIX

Auteurs-es

  • Gabriela Pellegrino Soares USP/SP

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v15i1.10821

Mots-clés :

México, século XIX, indígenas, letras, educação

Résumé

O artigo busca lançar luz sobre usos das letras herdados e mobilizados
pelos pueblos indígenas do centro-sul do México do período pós-independência.
Desde a época colonial, a escrita constituía um instrumento importante para que
as comunidades indígenas acionassem os tribunais vice-reinais em defesa de terras
e direitos. A elaboração das petições jurídicas apoiava-se no trabalho de mediadores
letrados, que transcreviam depoimentos orais. Com a independência da Nova
Espanha, em 1821, essa tradição se manteve, mas ajustada às estruturas jurídicas
do Estado em formação. Ao mesmo tempo, ao longo do século XIX, os pueblos
continuaram a lutar pela presença de um professor de primeiras letras capaz de
alfabetizar e ensinar o espanhol às novas gerações.

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Biographie de l'auteur-e

Gabriela Pellegrino Soares, USP/SP


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Publié-e

2010-08-10

Comment citer

SOARES, G. P. Letramento e Mediações Culturais em “Pueblos” Indígenas do Centro-Sul do México no Século XIX. História Revista, Goiânia, v. 15, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/hr.v15i1.10821. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10821. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossier