Quando o passado se torna escudo/espelho das inquietudes do tempo presente
a resistência democrática, no Brasil, em tempos de efemérides
Mots-clés :
Comemorações, Efêmerides, Conhecimento Histórico, Cultura de Oposição, Ditadura militar brasileiraRésumé
Este artigo tem como objetivo fundamental pensar, de um lado, como se deu o processo de apropriação do conhecimento histórico, por parte da Ditadura Militar brasileira, com vistas à construção de perspectivas sociais amplas, que fossem capazes de solidificar o sentido de pertencimento a uma nação que buscava a liberdade, por meio da luta contra o comunismo. De outro, este artigo lança luz sobre uma parcela do teatro brasileiro, que fez parte cultura de oposição, posicionando-se, do ponto de vista político e ideológico, num campo contrário aos governos militares, fazendo uso de temas históricos em seus espetáculos. Fundamentalmente, este artigo também pretende jogar luz sobre os diálogos que foram mantidos entre a Ditadura Militar brasileira e o governo português, durante as comemorações do sesquicentenário da Independência (1972), bem como quer mostrar como a cultura de oposição, usando temáticas históricas, apresentou interpretações alternativas e críticas aos propósitos dos governantes do período.
Téléchargements
Références
BERNARDET, Jean-Claude; RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Edições Verona, 2013.
CORDEIRO, Janaina Martins. Anos de chumbo ou anos de ouro? A memória social sobre o governo Médici. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), 22 (43), junho 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-21862009000100005 (Acesso em 20/04/2024).
ESCOBAR, Ruth. Maria Ruth – uma autobiografia. São Paulo: Mandarim, 1999.
FERNANDES, Rofran. Teatro Ruth Escobar: 20 anos de resistência. São Paulo: Global, 1985.
GEISEL, Ernesto. Discurso de 1º de maio, proferido em Volta Redonda. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 2 de maio de 1976. APUD: VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a Memória Histórica. São Paulo: Hucitec/História Social – USP, 1997, p. 157-158.
GUERRA, Marco Antônio Guerra. A Viagem e o Jogo do Poder. In: _____. Carlos Queiroz Telles: história e dramaturgia em cena (Década de 70). São Paulo: Annablume, 1993.
KEHL, Maria Rita. Eu vi um país na TV. In: SIMÕES, Inimá F.; COSTA, Alcir Henrique da; KEHL, Maria Rita. Um país no Ar – História da TV Brasileira em três canais. São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 167-276.
MACHADO, Álvaro. [...] metade é verdade – Ruth Escobar. São Paulo: Edições SESC, 2020.
MÉDICI, Emílio Garrastazu. Folha de S. Paulo, 31/10/1969. APUD: NADER, Pedro Eduardo Portilho de. Sobre “uma vida melhor” – a respeito do consumismo no governo Médici. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 35 (1987): 201-220.
MÉDICI, Emilio Garrastazu. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, nº 139, 07/09/1972, Caderno B, p. 2.
MONTEIRO, Michelli Cristine Scapol. São Paulo na disputa pelo passado: o Monumento à Independência, de Ettore Ximenes. São Paulo: Edições SESC, 2023.
NADER, Pedro Eduardo Portilho de. Sobre “uma vida melhor” – a respeito do consumismo no governo Médici. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 35 (1987): 201-220. PDF (www.encontro2008.rj.anpuh.org). Acesso em 20/04/2024.
PATRIOTA, Rosangela; RAMOS, Alcides Freire. Semana de Arte Moderna de 1992 revisitada pela dramaturgia de Carlos Queiroz Telles, sob a direção de Fernando Peixoto, no contexto da resistência democrática (1972). Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 73, p. 220-244, 2022.
PEIXOTO, Fernando. Frei Caneca: sacerdote, exemplo, rua, revolucionário, personagem. In: ___________. Teatro em Pedaços. 2 ed., São Paulo: Hucitec, 1989, pp. 139-141.
RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru/SP: Edusc, 2002.
REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO, abr./jun., 1972: 250-251. APUD: ALMEIDA, Adjovanes Thadeu Silva de. Brasil e Portugal no Sesquicentenário da Independência Brasileira (1972). Anais do XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008.
TELLES, C. Q. Carlos Queiroz Telles, fala sobre o teatro de Carlos Queiroz Telles. In: GUERRA, Marco Antônio. Carlos Queiroz Telles: história e dramaturgia em (década de 70). São Paulo: Annablume, 1993, pp. 131-146.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a Memória Histórica. São Paulo: Hucitec/História Social – USP, 1997.
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Entrevista a Ivo Cardoso (1974). In: PEIXOTO, Fernando (org.). Vianinha: teatro – televisão – política. São Paulo: Brasiliense, 1983, pp. 174 – 187.
ZANOTTO, Ilka Marinho. A Viagem. In: FERNANDES, Rofran. Teatro Ruth Escobar: 20 anos de resistência. São Paulo: Global, 1985. (publicado originalmente no Anuário das Artes, 1972, São Paulo: Associação de Críticos de Artes, 1973, pp. 57-60).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.