Egle Becchi
contribuições para a escrita da História da Infância
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v29i3.78395Mots-clés :
Historiografia, Infância, ItáliaRésumé
Egle Becchi (1930-2022), professora emérita da Universidade de Pavia, Itália, foi uma das mais renomadas historiadoras da infância na Europa. Embora seu nome não seja desconhecido no Brasil, o efetivo diálogo com sua obra e suas contribuições para a escrita da história da infância ainda é bastante tímido entre nós. O objetivo do ensaio é apresentar e discutir algumas dessas contribuições relativas ao ofício do historiador da infância, às características epistemológicas desse canteiro da história e à teorização das fontes como método de trabalho. A metodologia adotada consistiu no levantamento, questionamento e reflexão da historiografia produzida por Egle Becchi nas três últimas décadas, tanto nas suas obras individuais quanto coautorais ou coletivas, sem esquecer dos artigos e trabalhos apresentados nos seminários do Grupo de Pavia.
Téléchargements
Références
BECCHI, Egle (org.) Figure di Famiglia. Palermo: Fondazione Nazionale Vito-Fazio-Allmayer, 2008.
BECCHI, Egle. (org.). Il Bambino sociale. Milano: Feltrineli, 1979.
BECCHI, Egle et al. Per una storiografia dell’infanzia come figura educativa. In: Storia dell’Educazione. Milano: La Nuova Italia, 2002, p. 181-204.
BECCHI, Egle. (org.) Atti del Seminario “Storia della Pedagogia: problemi di metodo” (Pavia-Reggio Emilia, Maggio-Novembre, 1988). Modena: Instituto Antonio Banfi, 1988.
BECCHI, Egle Bambini Platonici. In: SEMERARO, Angelo (org.). L’Educazione dell’uomo completo. Scritti in onore di Mario Alighiero Manacorda. Firenze: La Nuova Italia, 2001, p. 3-12.
BECCHI, Egle Entre biografias e autobiografias pedagógicas. Os diários de infância. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 8, p. 125-157, jul/dez 2004.
BECCHI, Egle. Humanisme et Renaissance. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome I. Paris: Seuil, 1998c, p. 171-214.
BECCHI, Egle. I Bambini nella’Storia. Roma-Bari: Laterza, 2010a [1994].
BECCHI, Egle. Il bambino di ieri: breve storia di una storiografia. Studi sulla formazione. Firenze, n. 1, p. 7-21, 2010b,
BECCHI, Egle. Infantologie del Novecento. In: Il secolo della Scuola. La educazione nel Novecento. Firenze: La Nuova Italia, 1995, p. 21-40.
BECCHI, Egle. L’Antiquité. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome I. Paris: Seuil, 1998a, p. 43-74.
BECCHI, Egle. Le Moyen Age. In: BECCHI, Egle. JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome I. Paris: Seuil, 1998b, p. 109-142.
BECCHI, Egle. Le XIXe Siècle. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome II. Paris: Seuil, 1998d, p. 157-238.
BECCHI, Egle. Le XXe Siècle. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome II. Paris: Seuil, 1998e, p. 377-456.
BECCHI, Egle. Maschietti e Bambine: tre storie con figure. Pisa: Edizioni ETS, 2011.
BECCHI, Egle. Retóricas de infância. Perspectiva. Florianópolis, n. 22, p. 63-95, ago/dez 1994.
BECCHI, Egle Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino. Pró-posições. Campinas, v. 14, n. 3, p. 41-52, set/dez 2003.
BECCHI, Egle JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Paris: Seuil, 1998. 2 Tomes.
BECCHI, Egle SEMERARO, Angelo (orgs.) Archivi d’infanzia. Per una storiografia della prima età. Firenze: La Nuova Italia, 2001.
BECCHI, Egle SEMERARO, Angelo Prefazione. In: BECCHI, Egle SEMERARO, Angelo (orgs.) Archivi d’infanzia. Per una storiografia della prima età. Firenze: La Nuova Italia, 2001, p. IX-XVI.
BLOCH, Marc. A Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales. São Paulo: Unesp, 1997.
CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2002.
CUNNINGHAN, Hugh. Storia dell’Infanzia. Bologna: Mulino, 1997
FREITAS, Marcus Cezar. Prefácio – Educar na infância: a perspectiva do compromisso. In: SOUZA, Gizele de (org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010, p. 7-14.
GÈLIS, Jacques. A individualização da criança. In: CHARTIER, Roger (org.). História da vida privada 3: da Renascença ao século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da História. Bauru: Edusc, 2005.
PIZZETI, Silvia. Os fundamentos epistemológicos e metodológicos do conhecimento histórico: algumas reflexões entre passado e futuro. História Social. Campinas, v. 5, n. 10, p. 13-24, 2003.
POLLOCK, Linda A. Los niños olvidados. Relaciones entre padres e hijos de 1500 a 1900. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© História Revista 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Declaração de Direito Autoral
Concedo à História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico, assumindo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
