A fofoca e o fuxico como conhecimento e união entre as mulheres em uma perspectiva fenomenológica
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v27i3.70741Mots-clés :
fofoca; emancipação; patriarcadoRésumé
Se, por um lado, temos nossa subjetividade constituída a partir de mitos e fábulas, que são entes de uma verdade histórica, por outro lado temos a possibilidade de emancipação através da reescrita dessas histórias. Sob essa perspectiva, pretendo discutir a questão da fofoca entre as mulheres e assim, repensá-la não mais como um simples capricho ou futilidade, mas como um processo de resistência diante de uma sociedade patriarcal e sexista.
Téléchargements
Références
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução de Women who run wih the wolves. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019a.
FEDERICI, Silvia. A História oculta da fofoca: mulheres, caça às bruxas e resistência ao patriarcado. Tradução de Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019b.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Organizado por Arthur Ituassu. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Maria da Conceição Costa. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
NOGUERA, Renato. Mulheres e deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual
SARTRE. J-P. O ser e o nada. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
SARTRE. J-P. Esquisse d’une théorie des émotions. Paris : Hermann, 1995.
SARTRE. J-P. Critique de la Raison dialectique – précédé de Question de méthode – tome 1 : Théorie des ensembles pratiques. Paris : Gallimard, 1985.
SARTRE, J-P. L’être et néant – Essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard,
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.