O contexto social da produção arquitetônica e artística nas Minas Gerais no início do século XVIII
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v26i1.67366Résumé
Esse artigo pretende analisar a estruturação dos ofícios mecânicos em Portugal e sua transplantação para o mundo minerador do início do século XVIII. Esses ofícios eram extremamente necessários no novo ambiente construtor que apareceu nas lavras da América Portuguesa e foram adaptados ao contexto social local. Almeja também tecer algumas considerações sobre a própria natureza desses ofícios, o contexto do mecenato minerador e a organização dos artistas e dos artífices na região aurífera da Capitania das Minas, além de apontar a trajetória de dois artistas do Barroco mineiro, cujas obras são muito importantes, entretanto são ainda praticamente desconhecidos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.