Política cool, humor fun

o código humorístico e a perda da dimensão coletiva no filme No, de Pablo Larraín

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66683

Résumé

O filme No, lançado em 2012, será pensado neste texto como possibilidade de refletir não apenas sobre a narrativa fílmica (ou seja, o conteúdo em si: a campanha publicitária pró-plebiscito de 1988, quando os chilenos decidiram não perpetuar a ditadura de Pinochet), mas também acerca do papel do humor nas relações que a sociedade do espetáculo e do consumo na política latino-americana firmou, em especial a partir da década de 1970, isto é, dos problemas colocados no horizonte pós-ditatorial. Em No, o diretor, Pablo Larraín, discute temas como o esvaziamento político e as condições de desengajamento — nesse caso, pela ideia de sociedade humorística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thais Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS-UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, thaisleaovieira@gmail.com

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG. Professora do departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS-UFMT). Realiza estágio pós-doutoral no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP, sob supervisão do Prof. Dr. Elias Thomé Saliba, no âmbito do Grupo de Pesquisa “As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930–1960)”. E-mail: thaisleaovieira@gmail.com

João Pedro Rosa Ferreira, Universidade Nova de Lisboa(NOVA FCSH), Lisboa, Portugal, jprosaferreira@gmail.com

Doutor em História e Teoria das Ideias e mestre em História Cultural e Política (NOVA FCSH), Lisboa. Investigador integrado do Centro de Humanidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), Lisboa. Foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. É colaborador da revista “Domingo”, suplemento dominical do jornal Correio da Manhã, de Lisboa. E-mail: jprosaferreira@gmail.com.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-28

Comment citer

VIEIRA, T.; ROSA FERREIRA, J. P. Política cool, humor fun: o código humorístico e a perda da dimensão coletiva no filme No, de Pablo Larraín. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 257–271, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i3.66683. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/66683. Acesso em: 19 déc. 2024.