A violência social e o genocídio da juventude negra do brasil
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66222Résumé
No presente artigo, procuraremos contribuir para o debate sobre a violência contra a juventude negra e pobre do Brasil correlacionado sua condição social ao preconceito, racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata. Neste contexto, a reflexão sobre essa violência, que segundo os dados estatísticos já se configuram como forma de genocídio explicito contra esse segmento social, leva-nos a manifestar como pesquisador no âmbito da academia no sentido de apontar algumas causas que em nosso entendimento ilustram esse quadro perverso e caótico contra a população que denominamos de “afro-brasileira” (pretos e pardos) ou juventude negra e pobre (tratamento que daremos as vítimas dessa tragédia social). Como resultados esperados, objetivamos ampliar esse debate no espaço acadêmico apontando algumas hipóteses sobre as origens das causas da violência e do genocídio contra a juventude negra e pobre e, simultaneamente, apontaremos alguns caminhos encontrados para superação dessa problemática.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.