Mulheres negras em cena
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66090Résumé
O presente artigo analisa o curta-metragem Mulheres Negras: Projeto de Mundo (Day Rodrigues; Lucas Ogasawara, 2016) e o longa-metragem Sementes: Mulheres Pretas no Poder (Éthel Oliveira; Júlia Mariano, 2020) ambos documentários. O primeiro filme tem em sua centralidade as narrativas de nove mulheres negras que convergem com discussões importantes dos feminismos negros. Ele contribui com o processo de conscientização referente às realidades das mulheres negras. O outro, por sua vez, traz uma perspectiva nova na cinematografia nacional, ao tratar da participação de mulheres negras na política, e representa um amadurecimento do cinema realizado por cineastas negras. Os dois filmes contribuem com um processo que se posicionam contra à categoria de subalternidade relegada às mulheres negras historicamente.
Palavras chave: Cineastas negras, Narrativas de mulheres negras, Participação política.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.