As relações entre as esferas laicas e eclesiásticas na aristocracia da Nortúmbria no século VIII
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v24i1.56974Résumé
Este artigo propõe-se a analisar as relações entre a aristocracia clerical e a aristocracia laica na Inglaterra Anglo-Saxã, no período conhecido como longo século VIII. A principal hipótese deste artigo é que estes dois grupos também podem e devem ser pensados como parte de uma mesma classe social, sendo esta a classe dominante – a aristocracia. Para demonstrar esta hipótese, o artigo iniciará discutindo como o medievalismo tratou a questão do mundo clerical e como no século XX a ênfase nas dinâmicas internas e estruturas internas ao mundo eclesiástico acabou por progressivamente desvincular este grupo de relações com grupos laicos. Em seguida, para demonstrar como este vínculo deve ser pensado, seguir-se-á a análise de dois estudos de caso em que são possíveis identificar processos de fundação e regência de mosteiros na Nortúmbria. Estes casos são os do mosteiro de Wearmouth, os assim como a carta de Beda ao bispo Ecgberto.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.