Dualidades e dicotomias no espaço brasileiro na Revue de Deux Mondes do século XIX

o Brasil dividido em espaços antagônicos

Auteurs-es

  • Luis Fernando Tosta Barbato Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v23i3.51038

Résumé

O presente artigo tem como objetivo entender como os viajantes que publicaram na Revue des Deux Mondes do século XIX contribuíram para a construção de uma das representações que ocuparam lugar de destaque na historiografia brasileira por longos períodos: a de um Brasil dividido entre uma área relacionada ao atraso e à barbárie e outra relacionada ao progresso e à civilização. Desta maneira, através desse artigo, buscaremos mostrar que os franceses que publicaram na Revue do século XIX contribuíram para a formulação dessas representações, uma vez que em seus escritos trouxeram a noção da existência de espaços selvagens e marcados pelo atraso, normalmente relacionados ao norte do país e às áreas do interior e do campo, em contraste com locais nos quais a civilização se desenvolvia, normalmente ligados ao sul do país e às regiões litorâneas e cidades.

Dualities and dichotomies in Brazilian space in the Revue de Deux Mondes of the 19th century: the Brazil divided into antagonistic spaces

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luis Fernando Tosta Barbato, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas; Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Téléchargements

Publié-e

2019-03-23

Comment citer

BARBATO, L. F. T. Dualidades e dicotomias no espaço brasileiro na Revue de Deux Mondes do século XIX: o Brasil dividido em espaços antagônicos. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 3, p. 151–163, 2019. DOI: 10.5216/hr.v23i3.51038. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/51038. Acesso em: 17 juill. 2024.