“Eles São Todos da Maçonaria!” A Maçonaria como poder político e social em Portugal.
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v22i1.45724Mots-clés :
Maçonaria, Política, PortugalRésumé
A maçonaria em Portugal tem uma história longa, aparecendo pouco depois da sua fundação no formato moderno em Inglaterra no séc. XVIII. Esta história, pelo menos a partir do final do séc. XIX é também uma história profundamente entrecruzada com a política de Portugal. A maçonaria foi determinante na implantação da República, na resistência ao regime fascista e nos governos após a restauração da democracia em 1974. No entanto, o papel atual da maçonaria na política Portuguesa é muito pouco claro, não porque não esteja presente, mas porque a cobertura mediática dos assuntos relacionados com a maçonaria mistura acontecimentos reais, com teorias da conspiração, ideias fantasiosas e uma geral falta de conhecimento sobre a prática e ideias maçónicas. Este artigo procura dar uma breve visão do impacto político da maçonaria na história de Portugal e também examinar como esta influência política é representada hoje em Portugal.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.