Ernesto Geisel e a Autocracia Burguesa no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v20i1.39366Mots-clés :
Militares, Intelectual orgânico, Autocracia burguesa.Résumé
Este trabalho busca discutir o papel desempenhado por Ernesto Geisel na consolidação da autocracia burguesa no Brasil como um de seus intelectuais orgânicos. Ao longo de sua carreira Ernesto Geisel pôde desempenhar funções decisivas na reprodução e na consolidação da dominação burguesa no Brasil, emergindo não apenas como um dos principais representantes das forças políticas e militares vitoriosas nos embates políticos das décadas de 1930 a 1980, mas como um dos seus principais dirigentes. Por conta disto, avançamos a tese de que, mais do que um intelectual vinculado ao chamado bloco dependente-associado, ao longo de sua trajetória Geisel constituiu-se como um intelectual orgânico da autocracia burguesa no Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.