A AULA EM LOMBA GRANDE/RS (1860-1881) NA PERSPECTIVA DA TRAJETÓRIA DO PROFESSOR MEYER
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v21i2.38408Mots-clés :
Trajetória docente, História da Educação, Imigração Alemã.Résumé
Objetivo foi reconstruir a partir de memórias arquivadas em documentos aspectos da trajetória do professor Henrique Meyer, soldado Brummer, que a partir de sua dispensa do exército brasileiro se estabeleceu, em 1860, em Lomba Grande - atualmente, um bairro do município de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa pretendeu conhecer e compreender como os primórdios do ensino público se constituíram nessa localidade, valendo-se de documentos escolares deste professor. Trata-se de mapas de frequência escolar, apostilas de docência, petições e ofícios localizados em dois fundos arquivísticos – Arquivo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. A perspectiva teórica orienta-se pela História Cultural que considera as representações construídas em relação ao contexto de análise. A análise documental possibilitou identificar que as práticas nesse lugar agregaram usos e costumes à Cultura Escolar, além de evidenciar, a influência imigrante no processo de escolarização.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.