A medicina das mulheres – As primeiras revistas de ginecologia e obstetrícia do Brasil.
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v22i3.37089Résumé
o presente artigo apresenta os primeiros periódicos da área médica publicados no Brasil. A ênfase maior atem-se aqueles relacionados à ginecologia e obstetrícia, em particular a Revista de Ginecologia e d’Obstetrícia que circulou de 1907 a 1978. A longa periodicidade da revista aponta este boletim como fonte importante dos estudos de gênero. Ao longo dos seus 71 anos a revista foi um repositório das falas dos especialistas que fomentaram discursos e apresentaram, na prática o resultado de suas intervenções. Fonte de pesquisa imprescindível para aqueles preocupados em observar com as vida das mulheres foi demarcada pelos profissionais da medicina. Os periódicos médicos, muitos deles esquecidos nas prateleiras das bibliotecas dos cursos de medicina, precisam do olhar das ciências humanas, pois guardam em suas páginas um mapeamento sofisticado do corpo, em especial o corpo das mulheres.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.