As teses médicas mineiras do século XIX: perspectivas de análise de um corpus documental (1836-1897).
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v20i3.36935Mots-clés :
Teses, medicina, século XIXRésumé
A partir do “Banco de Theses de Médicos Mineiros”, disponível no Arquivo Público Mineiro (APM), o artigo busca analisar alguns aspectos desses textos, atentando para os elementos textuais que os compõem e para o exame de suas temáticas. A escolha desse corpus documental se deve à disponibilidade de um corpus documental já inventariado, como também a possibilidade de observar em que medida as teses seguiam determinados procedimentos inscritos nas regras do curso de medicina, bem como as possibilidades que oferecem para compreensão da inserção desse tipo de produção nos debates da medicina brasileira do século XIX.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.