O KUDURO, PRÁTICAS E RESIGNIFICAÇÕES DA MÚSICA: CULTURA E POLÍTICA ENTRE ANGOLA, BRASIL E PORTUGAL - doi: 10.5216/hr.v18i2.29868
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v18i2.29868Mots-clés :
Kuduro, Música, Identidade, Brasil, Angola, Portugal.Résumé
O kuduro é um estilo de música e dança que surgiu em Angola na década de noventa e se espalhou por vários países sendo ressignificado em diferentes contextos. Neste artigo, analiso as implicações do estilo no Brasil e em Portugal, também em Angola, a partir das conotações sociais, políticas e culturais que a produção e o consumo vão adquirindo em contextos particulares de imigração e de produção midiática. As práticas e os discursos sobre o kuduro se distinguem e abrem possibilidades analíticas para pensarmos temas implicados por discursos e processos de identificação nos cenários contemporâneos globalizados, além da necessidade de reflexão sobre as novas características da música como fenômeno social na era digital.Téléchargements
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