O KUDURO, PRÁTICAS E RESIGNIFICAÇÕES DA MÚSICA: CULTURA E POLÍTICA ENTRE ANGOLA, BRASIL E PORTUGAL - doi: 10.5216/hr.v18i2.29868

Auteurs-es

  • Frank Marcon

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v18i2.29868

Mots-clés :

Kuduro, Música, Identidade, Brasil, Angola, Portugal.

Résumé

O kuduro é um estilo de música e dança que surgiu em Angola na década de noventa e se espalhou por vários países sendo ressignificado em diferentes contextos. Neste artigo, analiso as implicações do estilo no Brasil e em Portugal, também em Angola, a partir das conotações sociais, políticas e culturais que a produção e o consumo vão adquirindo em contextos particulares de imigração e de produção midiática. As práticas e os discursos sobre o kuduro se distinguem e abrem possibilidades analíticas para pensarmos temas implicados por discursos e processos de identificação nos cenários contemporâneos globalizados, além da necessidade de reflexão sobre as novas características da música como fenômeno social na era digital.

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Publié-e

2014-05-15

Comment citer

MARCON, F. O KUDURO, PRÁTICAS E RESIGNIFICAÇÕES DA MÚSICA: CULTURA E POLÍTICA ENTRE ANGOLA, BRASIL E PORTUGAL - doi: 10.5216/hr.v18i2.29868. História Revista, Goiânia, v. 18, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/hr.v18i2.29868. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/29868. Acesso em: 22 nov. 2024.