Povo brasileiro nos livros didáticos de história republicanos: 1889-1950 - doi: 10.5216/hr.v17i1.21684

Auteurs-es

  • Kênia Hilda Moreira Universidade Federal de Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21684

Résumé

O presente artigo discute as concepções de povo brasileiro em seis livros didáticos de História do Brasil utilizados entre 1889 e 1950. O texto está dividido em três partes: 1. Questões iniciais sobre povo, miscigenação e embranquecimento; 2. Apresentação da concepçãO presente artigo discute as concepções de povo brasileiro em seis livros didáticos de História do Brasil utilizados entre 1889 e 1950. O texto está dividido em três partes: 1. Questões iniciais sobre povo, miscigenação e embranquecimento; 2. Apresentação da concepção de povo brasileiro em cada autor e seus respectivos livros didáticos; e 3. Observações gerais, em que destacamos nos livros didáticos analisados o gradativo reconhecimento das três raças como formadoras do povo brasileiro e a mudança da interpretação acerca da miscigenação, que passa de algo nocivo a positivo e parte integrante da ideologia do Estado.o de povo brasileiro em cada autor e seus respectivos livros didáticos; e 3. Observações gerais, em que destacamos nos livros didáticos analisados o gradativo reconhecimento das três raças como formadoras do povo brasileiro e a mudança da interpretação acerca da miscigenação, que passa de algo nocivo a positivo e parte integrante da ideologia do Estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-18

Comment citer

MOREIRA, K. H. Povo brasileiro nos livros didáticos de história republicanos: 1889-1950 - doi: 10.5216/hr.v17i1.21684. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21684. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21684. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossier