Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682

Auteurs-es

  • Eder Cristiano Souza UFPR

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21682

Mots-clés :

Filmes-históricos, Cultura histórica, Narrativa histórica.

Résumé

Discussão acerca do cinema como produtor de narrativas históricas não científicas. Tal apreensão inicia-se a partir do diálogo com o conceito de cultura histórica definido por Jörn Rüsen, observando as implicações estéticas e retóricas da narrativa fílmica como orientadora da vida prática. Propõe-se uma aproximação destas reflexões com os conceitos da didática da história de Rüsen e com os pressupostos teórico-metodológicos da Educação Histórica. O que se visa é apontar os caminhos investigativos em aberto no campo da reflexão sobre o cinema no ensino de história, especificamente com relação à consciência histórica de alunos e professores em relação aos filmes-históricos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-18

Comment citer

SOUZA, E. C. Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21682. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21682. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossier