Da Arte como Civilização e Outras Lições da Renascença Brasileira: Ricardo Severo e a Arte Tradicional no Brasil (1914) - doi: 10.5216/hr.v16i1.14709

Auteurs-es

  • Rafael Alves Junior IFG

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v16i1.14709

Mots-clés :

Arquitetura neocolonial, identidade cultural, civilização.

Résumé

Este texto tem como objetivo analisar a atuação do engenheiro português Ricardo Severo (1869-1940) a partir de sua conferência sobre a Arte Tradicional no Brasil, realizada na Sociedade de Cultura Artística em 1914 em São Paulo: catalisando o movimento neocolonial no Brasil. A in5uência intelectual de Severo indubitavelmente foi maior que sua ação pro7ssional, desencadeando um intenso debate em torno da questão da nacionalidade e do papel da obra de arte – notadamente a arquitetura – como um elemento civilizatório e identitário.

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Biographie de l'auteur-e

Rafael Alves Junior, IFG

Arquiteto, mestre em cultura Visual e doutorando em História pela UFG

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Publié-e

2011-06-16

Comment citer

JUNIOR, R. A. Da Arte como Civilização e Outras Lições da Renascença Brasileira: Ricardo Severo e a Arte Tradicional no Brasil (1914) - doi: 10.5216/hr.v16i1.14709. História Revista, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 211–229, 2011. DOI: 10.5216/hr.v16i1.14709. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/14709. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossier