Vira, virou a micareta emplacou! - doi: 10.5216/hr.v15i2.14132
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v15i2.14132Mots-clés :
Micareta, Carnaval fora de época, SalvadorRésumé
Este artigo pretende explorar a história das festas consideradas“fora de época”, as quais eram forma de ruptura no calendário litúrgico, como serração da velha (Portugal) e a Micarème (França). No Brasil, a cidade de Salvador foi o palco das transformações no modo de fazer a festa. As modificações e interferências diretas da capital soteropolitana alteraram a sua configuração e esta começou a ser “exportada”, havendo, atualmente, um circuito micaretesco que se estende por todo ano. Assim, as micaretas conquistaram lugares próprios, ultrapassaram o propósito temporal inicial e redefiniram o modelo de festa, estando a nova roupagem atrelada aos trios
elétricos do carnaval de Salvador.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.