ESTADO E IDENTIDADE NACIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v1i2.10938Résumé
O objetivo deste trabalho é discutir as formulações acerca do papel do Estado no Brasil, no período da Primeira República, efetuada por eminentes pensadores do período, como Alberto Torres, Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Gilberto Amado. Através do exame das principais bases teóricas desenvolvidas por esses pensadores, pretende-se investigar o modelo institucional do Estado brasileiro assim formulado, notadamente no aspecto que tange às relações entre a estrutura institucional e um idealizado perfil da identidade nacional operado pelos mesmos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.