A INDEPENDÊNCIA E O LUGAR DA NAÇÃO NO IMAGINÁRIO DA ELITE POLÍTICA BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v1i2.10937Résumé
Este artigo analisa a construção do imaginário político nacional num período crucial: a Independência do Brasil. No momento da ruptura com Portugal, abriu-se a necessidade de elaborar um novo arranjo político, o qual passava também pela constituição de um imaginário nacional. Nesse sentido, a análise foi concentrada principalmente nas elites condutoras do processo de independência, atores privilegiados no cenário político. Foram enfocadas também as discussões e os embates travados em torno da temática nacional, que encerrava definições políticas fundamentais para o funcionamento do Estado brasileiro.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.