O PARAÍSO NA ICONOGRAFIA DE MAPAS-MÚNDI MEDIEVAIS - EBSTORF E HEREFORD
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10574Résumé
Os mapas servem para localizar, indicar a posição do homem no espaço. E para isto também serviam os mapas medievais, mas as concepções de homem e de espaço na Idade Média eram bastante diversas das atuais. Assim, a localização e os critérios de descrição do espaço seguiam regras muito particulares. Naquele contexto cultural o Paraíso Terrestre desempenhava o papel de direcionar a organização medieval do espaço. A cartografia também era mais um retrato do humano, de sua subjetividade que do espacial. Característica que se manteve até a Renascença.
Palavras-chaves: Cartografia; Paraíso; organização do espaço; subjetividade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.